válvula cardíaca

Quais são os sintomas e as causas de doenças na válvula cardíaca?

Doenças na válvula cardíaca ocorrem quando há alterações no funcionamento de 1 ou mais das 4 válvulas que compõem o coração. Problemas do gênero são responsáveis pelo bloqueio e por danos no fluxo sanguíneo, o que afeta a saúde como um todo. Além disso, a qualidade de vida e a longevidade do paciente também são comprometidas. Em seguida, falaremos um pouco mais sobre algumas das doenças valvulares cardíacas mais comuns, explicando como elas surgem e os seus sintomas. Confira.

Quais são as doenças mais comuns da válvula cardíaca?

Podemos citar 4: as doenças das válvulas aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar. Falaremos mais sobre elas a seguir.

Doença da válvula aórtica

Acontece quando há problemas de comunicação entre o ventrículo esquerdo do coração e a aorta, que é a principal artéria do corpo humano. Pode estar relacionada a problemas congênitos, ou seja, que estão presentes desde o nascimento, ou decorrer de infecções e quadros de envelhecimento. Em suma, causa enfraquecimento do coração, o que gera dores no peito, fadiga, problemas respiratórios, desmaios. Em casos em que há gravidade ou quando o paciente é muito jovem, pode ser necessário submetê-lo a uma intervenção cirúrgica, com o intuito de reparar ou substituir a válvula doente.

Doença da válvula mitral

É o estreitamento da válvula mitral; é responsável pela obstrução do fluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Pode ocorrer em decorrência de infecção por febre reumática durante a infância, mas também pode ter caráter congênito. É assintomática em boa parte dos casos, mas pode causar fadiga, dificuldade respiratória, desmaios. Quando diagnosticada, pode ser tratada com medicação específica. Eventualmente, no entanto, o paciente será submetido a intervenção cirúrgica, para substituir a válvula problemática.

Doença da válvula tricúspide

Manifesta-se pelo estreitamento da válvula tricúspide. Isso pode alterar significativamente o fluxo sanguíneo e causar retorno do sangue para a válvula incorreta. Está relacionada também à febre reumática, o que faz com que essa doença frequentemente esteja associada à anterior, que atinge a válvula mitral. Quando sintomática, causa cansaço intenso, problemas respiratórios, palpitações, arritmia cardíaca e até mesmo inflamações na área das pernas ou na região abdominal.

Doença da válvula pulmonar

É o estreitamento da abertura da válvula pulmonar; é responsável pelo bloqueio do fluxo sanguíneo do ventrículo direito para a artéria pulmonar. De caráter congênito, pode se manifestar em crianças. Quando não é grave, pode levar anos para dar sinais. Isso faz com que alguns pacientes só descubram o problema na idade adulta, quando ele começa a causar sintomas perceptíveis. Pode gerar dores no peito, problemas respiratórios e desmaios.

Existe tratamento para as doenças da válvula cardíaca?

Sempre que possível, o indivíduo é tratado com o auxílio de medicamentos específicos. Além disso, é orientado pelo médico acerca dos hábitos que deve cultivar e os que deve evitar. Em geral, no entanto, doenças que afetam a válvula cardíaca tendem a fazer com que os pacientes tenham, em algum momento da vida, que ser submetidos a cirurgia. Apenas um especialista pode dizer qual é o melhor caminho a ser seguido. Assim, é primordial não praticar a automedicação e estar sempre em dia com os exames de rotina. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Paracambi!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp